02 janeiro 2017

Ozouni 2017



O ozouni é uma sopa japonêsa servida no café da manhã do primeiro dia do ano, para atrair força e prosperidade. É considerado o mais auspicioso dos pratos servidos no Ano Novo japonês.
A razão pela qual o ozouni é servido nesta data, é que o arroz antigamente, era muito raro e caro e preparando o mochi pelo menos no Ano Novo, as pessoas poderiam comê-lo pelo menos uma vez ao ano. As famílias se reuniam e batiam o mochi juntos. Quando o mochi ficava pronto, eles cortavam-no em pequenos pedaços para colocar no ozouni, tendo como significado compartilhar a felicidade com os outros. Antigamente, o ozouni era uma comida muito luxuosa, com ingredientes que as pessoas não poderiam comer na vida diária. Como a maioria dos japoneses eram agricultores, preparavam oferendas a Deus no Dia do Ano Novo, para mostrar apreço pela boa colheita e desejar um futuro melhor. Tais oferendas incluiam arroz, diferentes tipos de legumes e frango, cultivados em suas próprias terras. Depois da cerimônia de oferenda a Deus, as pessoas utilizavam todos esses alimentos para fazer o ozouni. Assim, o ozouni tem vários tipos de ingredientes, um alimento sagrado que as pessoas comem no Ano Novo.
Existem centenas de tipos de ozouni, que variam de família e de região, mas o mochi não pode faltar!
Ontem preparei este delicioso ozouni, utilizando o mochi que eu preparei há uns dias atrás. Meus ingredientes não seguiram nenhuma tradição regional, apenas coloquei o que eu achei mais saboroso, portanto, alguns vão perguntar “você colocou eomuk (kamaboko coreano)?”. Sim, coloquei, pois eu não tinha nenhum tipo de kamaboko japonês no estoque!
Para acompanhar o ozouni, preparei um salmão grelhado marinado no sakê. De resto, muito pensamento positivo para que o ano de 2017 venha recheado de excelentes mudanças em minha vida!

Ingredientes (para 4 porções):
- 500 ml de água
- 8 unidades de shiitake desidratado
- 10 g de hondashi
- 1 litro de água
- 1 colher (sopa) rasa de aji-no-moto
- 8 colheres (sopa) de sake culinário
- 4 colheres (sopa) de molho de soja
- 100 g de gobo
- 100 g de cenoura
- 100 g de inhame
- 100 g de eomuk
- 10 g de alga konbu
- 12 fatias finas de alho-poró
- 8 unidades de mochi

Modo de preparo:
- Coloque o shiitake de molho em 500 ml de água, em recipiente fechado ou protegido com filme plástico, sob refrigeração, por no mínimo 3 horas.
- Descasque o gobo e corte em fatias finas, na diagonal. Deixe de molho na água para que não escureça, sob refrigeração.
- Descasque a cenoura e o inhame e corte em fatias finas, na diagonal. Reserve.
- Corte os eomuk ao meio, na diagonal. Reserve.
- Retire o shiitake da água e corte em cruz, 4 partes. Reserve o caldo.
- Corte o konbu com uma tesoura, em pedaços de aproximadamente 2 x 5 cm. Reserve.
- Coloque a água do caldo do shiitake numa panela e adicione mais 1 litro de água. Acrescente o sake culinário e o molho de soja e leve ao fogo alto. Assim que ferver, acrescente o hondashi e o aji-no-moto.
- Na sequência, acrescente o gobo, a cenoura, o inhame, o eomuk, o shiitake e a alga konbu e deixe cozinhar em fogo brando, por 10 minutos.
- Enquanto isso, coloque o mochi numa grelha para fogão e deixe grelhando, fogo brando, até incharem e ficarem dourados. Conforme vão grelhando, ficam mais leves e desgrudam fácilmente da grelha.
- Coloque o caldo numa cumbuca e guarneça com 3 fatias de alho-poró e 2 unidades de mochi grelhado por pessoa. Sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário