30 dezembro 2016

Tteokbokki simples



Também conhecido como ddeokbokki, é um prato coreano muito tradicional e popular, que frequentemente pode ser comprado na rua, em barraquinhas de vendedores ambulantes.
Além do garaetteok  e do gochujang que não podem faltar, os ingredientes típicos do tteokbokki são: eomuk, cebolinha, gochugaru, alho, ovos cozidos, entre outros, tudo dependendo do tipo de tteokbokki, que na atualidade já passou por várias fusões.
O tteokbokki que preparei hoje, foi o mais simples, o de rua mesmo, só coloquei como guarnição a cebolinha e as sementes de gergelim! Mas no de rua, na maioria das vezes, nem isso tem!

Ingredientes:
- 250 g de garaetteok
- 400 ml de água fria
- 6 g de hondashi
- 1 colher (sopa) cheia de goghujang
- 1 colher (sobremesa) cheia de gochugaru
- 1 colher (sobremesa) rasa de adoçante culinário
- 3 ramos de cebolinha
- sementes de gergelim brancas a gosto (opcional)
- óleo de gergelim torrado a gosto (opcional)

Modo de preparo:
- Corte a cebolinha em pedaços de aproximadamente 5 cm. Reserve.
- Se seu garaetteok estiver congelado, deixe-o de môlho na água fria por cêrca de 30 minutos. Passado o tempo, escorra e descarte a água. Reserve.
- Coloque a água numa panelinha e leve ao fogo Assim que ferver, adicione o hondashi e desligue o fogo. Transfira o caldo para uma panela que comporte todos os ingredientes.
- Numa tigela, misture bem o gochujang, o gochugaru e o adoçante. Dissolva essa mistura no caldo preparado e leve ao fogo alto. Acrescente o garaetteok. Quando comerçar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhando até ele ficar macio e o caldo começar a engrossar, mexendo frequentemente e cuidadosamente para que eles não grudem no fundo da panela. Se o caldo apurar e o garaetteok ainda não estiver macio, acrescente um pouco mais de água e deixe mais alguns minutos.
- Apague do fogo e distribua a cebolinha. Opcionalmente polvilhe sementes de gergelim brancas a gosto e regue com alguns fios de óleo de gergelim torrado. Sirva em seguida.

Meu garaetteok infelizmente se desmanchou um pouco, pois já estavam moles antes de serem cozidos (mais que o normal kkkkkk), mas não foi por isso que não ficaram bons! Comê-los se desmanchando, me lembrou a textura do queijo derretido, imerso nesse molho delicioso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário