26 dezembro 2016

Tapioca de presunto, queijo e tomatinhos grape



Tapioca é a massa preparada com fécula de mandioca, que ao ser espalhada sobre uma chapa ou frigideira aquecida, devido ao calor, fazem os grânulos da fécula se juntarem, coagulando e transformando-se em um tipo de panqueca.
A frigideira utilizada não precisa ser anti-aderente, basta ter a superfície lisa e não é necessário untá-la.
Há quem leve a frigideira ao fogo e quando ela estiver quente, espalhe a fécula. Porém, os grânulos se coagulam rápidamente, então, o processo deve ser rápido para não comprometer o prato. Mas, ela pode ser preparada de outra forma: espalhe a fécula sobre a frigideira ainda fria e depois, leve ao fogo. Eu prefiro assim, para não causar afobação! Kkkkkkk
Vale lembrar que fécula de mandioca, amido de mandioca, polvilho, enfim, é tudo a mesma coisa. Apenas o modo de preparar é que muda. Alguns utilizam goma de tapioca pronta, ou seja, pré-hidratada. Outros preferem utilizar o polvilho, que neste caso, deve ser hidratado para o preparo da tapioca. Mas vocês devem estar se perguntando, no caso do polvilho, o que é melhor, o doce ou o azedo?
Vai do gosto de cada um. O polvilho azedo deixa a massa mais aerada, agindo como se fosse um fermento. Já o doce, deixa a massa mais compacta. Para aproveitar as vantagens de cada um, há quem misture meio a meio nas receitas. Portanto, nada melhor do que ir testando, até que você fique satisfeito com as proporções que definiu.
Para hidratar o polvilho, utilize a proporção de 500 ml de água para cada quilo de polvilho. Coloque o polvilho numa bacia e vá acrescentando a água, sem colocá-la toda de uma vez só. Vá amassando e desmanchando os grânulos, até formar uma farofa úmida.
Faça um teste: utilizando uma peneira de tramas grossas, peneire uma pequena quantidade e coloque na frigideira quente. Se estiver seca e solta, precisa de mais água.
Atingido o ponto, peneire tudo. O que não for utilizar no dia, mantenha sob refrigeração por até 3 dias. Se não for utilizar nos próximos 3 dias, então, congele em porções e quando for utilizar, deixe descongelando na geladeira um dia antes ou em temperatura ambiente, por cêrca de 2 horas antes de ser utilizada. O mesmo vale para a fécula pré-hidratada.

Ingredientes:
- 3 colheres (sopa) cheias de fécula de mandioca pré-hidratada ou polvilho
- 1 fatia de presunto
- 1 fatia de queijo prato
- 6 tomates grape

Modo de preparo:
- Sobre uma panquequeira de 20 cm de diâmetro ou frigideira, espalhe a fécula formando um círculo. Não é necessário untá-la. Eu utilizei a fécula de mandioca pré-hidratada. Se quiser ela maior, acrescente mais fécula.
Leve ao fogo médio. Quando a massa estiver coagulada, isto é, os grânulos estiverem grudadinhos, vire a massa com o auxílio de uma espátula, para coagular do outro lado. Ela não fica dourada.
Coloque no prato e em metade da massa disponha o presunto, o queijo e os tomates grape. Feche-a dobrando a outra metade sobre o recheio, formando uma meia-lua. 
- Leve ao microondas por 40 segundos, sómente para derreter o queijo. Sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário