26 dezembro 2016

Crepioca de queijo e tomatinhos grape



Diferente da tapioca, a crepioca é a massa preparada com a fécula de mandioca adicionando-se ovos ou leite, fazendo com que a consistência e o aspecto da massa fiquem diferentes, tornando-a mais encorpada, com aspecto de crepe e rica em proteínas. Alguns utilizam apenas as claras dos ovos.
Assim como na tapioca, a frigideira utilizada não precisa ser anti-aderente, basta ter a superfície lisa e não é necessário untá-la.

Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) cheias de fécula de mandioca pré-hidratada ou polvilho
- 1 ovo pequeno inteiro ou apenas a clara ou 50 ml de leite desnatado
- 2 fatias de queijo prato
- 6 tomates grape

Modo de preparo:
- Com o auxílio de um fouet, bata bem todos os ingredientes - eu utilizei o ovo inteiro e a fécula de mandioca pré-hidratada.
- Leve uma panquequeira de 20 cm de diâmetro ou frigideira ao fogo médio. Não é necessário untá-la. Assim que esquentar, coloque a massa, espalhando-a pela panquequeira. Se você não possuir a panquequeira e se sua frigideira for grande, não há problema. Coloque a massa no centro e vá virando a frigideira ou use as costas de uma colher de sopa para espalhar a massa, para que ela fique do tamanho de uma panqueca. Ela não é tão líquida assim, então não dará trabalho. Quando a massa estiver coagulada, isto é, os grânulos estiverem grudadinhos, vire a massa com o auxílio de uma espátula, para coagular do outro lado.
- Coloque no prato e em metade da massa o queijo e os tomates grape. Feche-a dobrando a outra metade sobre o recheio, formando uma meia-lua. 
- Leve ao microondas por 40 segundos, sómente para derreter o queijo. Sirva em seguida.

Ao invés de fazer a crepioca em forma de meia-lua, você também pode enrolá-la em forma de panqueca, fazê-la aberta como se fosse uma pizza ou dobrada em forma de envelope. É uma massa bem versátil e os recheios podem ser os mais variados, tudo vai da sua imaginação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário