27 junho 2016

Yakitori com tomate cereja e pimentão



O termo yakitori se refere ao espetinho de frango em japonês, muito popular nas barraquinhas ou pequenas lojas especializadas nesse tipo de comida, os yakitoriya.
Hoje preparei uma versão ocidentalizada do espetinho, incluindo alguns ingredientes nossos, da época.
Nesta receita, renderam 6 unidades!

Ingredientes dos espetinhos:
- 250 g de filé de frango
- 12 tomates cereja
- 50 g de pimentão verde
- 2 colheres (sopa) de molho de soja
- 1 colher (chá) rasa de aji-no-moto
- 1 sachê de adoçante

Ingredientes do molho:
- 2 colheres (sopa) de molho de soja
- 2 colheres (sopa) de sake culinário
- 1 colher (café) rasa de gengibre moído
- 1 colher (chá) rasa de aji-no-moto
- 1 sachê de adoçante
- 1 colher (café) rasa de amido de milho

Modo de preparo do molho:
- Coloque todos os ingredientes numa panelinha, misture bem e leve ao fogo brando. Mexa até encorpar e reserve enquanto prepara os espetinhos.

Modo de preparo dos espetinhos:
- Corte o filé de frango em cubos, coloque numa tigela e tempere com o molho de soja, aji-no-moto e o adoçante. Misture bem e coloque na geladeira por 30 minutos, para marinar.
- Corte o pimentão em 12 quadrados. A quantidade citada nos ingredientes é aproximada, se faltar, corte mais para completar.
- Coloque 6 palitos para churrasquinho em um recipiente imerso com água, para que não queimem tanto na hora de ir ao fogo. Deixe imerso por cêrca de 30 minutos.
- Passado o tempo, em cada palito espete 1 cubo de frango, 1 tomate, 1 pimentão, 1 cubo de frango,  1 tomate, 1 pimentão e 1 cubo de frango.
- Leve a grelha para o fogão, fogo alto e aguarde 1 minuto para que ela esteja quente. Disponha os 6 espetinhos, lado a lado e abaixe o fogo.
- Deixe grelhando até ficarem assados. Quando você perceber que estão corados, pincele metade do molho sobre os pedaços de frango e continue grelhando. Passado alguns minutos, vire a grelha e pincele a outra metade do molho. Grelhe mais alguns minutos e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário