11 abril 2016

Kimchi parte 4 - Oisobagi-kimchi à minha moda


Também conhecido como oi-kimchi, o kimchi de pepino é preparado cortando-se o pepino em 4 pétalas e recheando-o com legumes (geralmente cenouras e cebolas) e pasta de kimchi. Delicioso e refrescante, é o típico kimchi que não necessita ser fermentado para ser consumido, ou seja, se você quiser saboreá-lo logo após o preparo, tudo bem! Se não, aguarde fermentar e guarde no refrigerador.
Por que “à minha moda”? Porquê eu não cortei os pepinos em pétalas - cortei-os em tiras e também não coloquei legumes. Achei que fazendo assim, eliminaria o trabalho de cortá-los na hora de consumir. Passei então a pasta de kimchi, deixei fermentando e depois guardei no refrigerador. Se eu tivesse cortado em pétalas e recheado, ficaria assim:


O pepino que os coreanos utilizam é diferente do nosso. É mais curto e tem poucas sementes. Então prá variar, estou substituindo! Kkkkkk

Ingredientes:
- 700 g de pepino japonês
- 1/3 xícara (chá) de sal
- 1/5 copo (americano) de mochigome
- 2 copos (americanos) de água fria
- 100 g pimentas dedo-de-moça
- 70 g de camarões 7 barbas congelados
- 6 dentes de alho moídos
- 30 g de gengibre ralado
- 1 colher (sopa) cheia de maçã ácida ralada
- 1 colher (sopa) rasa páprica picante
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colheres (sopa) cheia de adoçante culinário
- 1/3 maço de cebolinha
- 1 colher (sopa) de molho de ostras
- 1 colher (sobremesa) rasa de hondashi
- sementes de gergelim pretas a gosto

Modo de preparo:
- Corte as extremidades dos pepinos e descarte-as.
- Corte os pepinos em 4 partes no sentido longitudinal e descarte as sementes. Corte em 3 ou 4 partes no sentido transversal e coloque-os numa bacia.
- Esfregue 1/3 xícara de sal por todos os pedaços. Deixe repousando durante 2 horas no mínimo, eventualmente revolvendo os pedaços.
- Passado o tempo, aperte os pedaços de pepino com as mãos, para eliminar o excesso de água.
- Bata o mochigome no liquidificador ou moa no processador. Peneire e descarte os pedacinhos maiores que não passaram pela peneira. Coloque o pó numa panelinha juntamente com a água e ferva, fogo baixo, até ficar com consistência cremosa, misturando sempre para não empelotar. Aguarde esfriar. Esse creme servirá para preparar uma pasta adequada onde serão misturados todos os tempêros.
- Corte a cebolinha em pedaços de aproximadamente 3 cm. Reserve.
- Corte as pimentas ao meio no sentido longitudinal e descarte as sementes. Coloque-as no mini processador e triture. Se não possuir o mini processador, bata com a faca. Reserve.
- Coloque os camarões numa vasilha com água, para descongelar. Escorra e coloque no mini processador e triture. Se não possuir o mini processador, bata com a faca. Reserve.
- Incorpore as pimentas, os camarões, o alho, o gengibre e a maçã ralada ao creme de mochigome. Acrescente a páprica picante, o sal, o adoçante, a cebolinha, o molho de ostras e o hondashi e misture bem.
- Verta toda a mistura sobre os pedaços de pepino e misture bem.
- Coloque num pote fechado e deixe em temperatura ambiente para fermentar. Dependendo da temperatura e da umidade, será necessário ficar assim por 2 dias. Quanto mais quente e úmido o ambiente, mais rápido o kimchi fermentará. Preste atenção para não fermentar muito, caso contrário, ficará muito ácido.
- Após a fermentação, conserve em pote fechado na geladeira para interromper o processo de fermentação. Na verdade, a fermentação não é interrompida - sob refrigeração, o kimchi continuará fermentando, mas muito lentamente. Separe a quantidade a ser consumida e regue com óleo de gergelim e salpique com as sementes de gergelim pretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário