12 abril 2016

Geléia diet de uvas Itália


Depois daquele fiasco que foi a geléia de caquí, dessa vez decidí fazer com uvas, as mais caras que haviam na banca do supermercado: uvas Itália! Kkkkkkkk
Não havia a granel, então comprei 2 bandejas que totalizaram 1 Kg.
De todas as geléias de uva que eu fiz, esta foi a que mais demorou: levou 45 minutos para atingir o ponto de geléia!
O rendimento foi de 390 g de uma geléia deliciosamente azedinha!

Ingredientes:
- 1 Kg de uvas Itália
- 340 ml de água quente
- 60 ml de água fria
- 1 colher (sopa) de sumo de limão
- 3 colheres (sopa) cheias de adoçante culinário em pó

Modo de preparo:
- Separe as uvas dos cachos e lave-as. Em uma panela coloque as uvas e a água quente e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 20 minutos. Durante o cozimento vá amassando cuidadosamente as uvas com o auxílio de um amassador de batatas, para que o suco da uva comece a sair da fruta, porém sem que a polpa se solte da casca.
- Passado o tempo, aguarde esfriar um pouco e bata as uvas no liquidificador. Passe por uma peneira, não muito fina, para extrair o máximo de polpa. Se a trama da peneira for muito fina, poderá comprometer a espessura do doce. No meu caso, batí bem a polpa e pulei esta etapa - não sentí a presença das sementes.
- Acrescente o adoçante dissolvido na água fria e no sumo de limão e leve ao fogo alto por 30 minutos, mexendo ocasionalmente. Passado o tempo, abaixe o fogo - não demais, continuando a mexer ocasionalmente enquanto a polpa ainda estiver líquida e com mais frequência conforme a polpa for apurando, até obter a consistência de geléia. No meu caso, para a quantidade de ingredientes utilizada, foram necessários mais 15 minutos.
- Aguarde esfriar e conserve sob refrigeração, dentro de um frasco esterilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário