02 dezembro 2015

Geléia diet de uvas Rubi



Mais um experimento na cozinha que deu certo: geléia de uvas para eu comer com minhas bolachinhas na larica da madruga!!!!!!!
Geléia não é uma coisa barata. Tratando-se de geléia diet então, vishhhh!!!!! Kkkkkk
Por que não prepará-las em casa?
Se for diet, o custo cairá extraordináriamente, além de serem mais saudáveis!
Só que não!!!!!!! Kkkkkkkk
Como eu nunca havia feito este experimento, pela quantidade de uvas que eu utilizei, não rendeu muito: 250 g de uvas renderam míseros 55 g de geléia…… Sim!!!! Este mísero recipiente da foto, foi tudo o que rendeu!!!!!!!! Tô bobo.
Em outras palavras, o custo foi quase o mesmo da geléia pronta! Bóóóimmm!!!!!!!
Fiquei então imaginando que num vidrinho de 280 g de geléia pronta, tem bem mais que 1 Kg de uvas!!!!!!!!!! Aff!!!!!!!!
Mas a boa notícia é que existem frutas mais baratas que certamente farão o custo da geléia caseira cair! Hahahahaha
E para que serve o limão da receita?
Bem, primeiro deixa eu explicar o que é pectina.
Pectina é uma substância presente principalmente em frutas ácidas. Possui um poder geleificante, ou seja, é capaz de formar um gel, sendo aplicada como espessante, no nosso caso, na geléia. Quanto mais madura for a fruta, menor é a quantidade de pectina que ela possui.
A pectina reage com o ácido da fruta para formar o gel. Como a acidez não é a mesma para todas as variedades de frutas, é aí que entra o limão: para aumentar a acidez e fazer com que a pectina funcione de forma eficaz. Simples!

Ingredientes:
- 250 g de uvas Rubi
- 100 ml de água quente
- 1 colher (sobremesa) de sumo de limão
- 1 colher (sopa) cheia de adoçante culinário em pó

Modo de preparo:
- Separe as uvas dos cachos e lave-as. Em uma panela misture as uvas com a água quente e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 20 minutos. Durante o cozimento vá amassando cuidadosamente as uvas com o auxílio de um amassador de batatas, para que o suco da uva comece a sair da fruta, porém sem que a polpa se solte da casca.
- Passado o tempo, aguarde esfriar um pouco e bata as uvas no liquidificador. Passe por uma peneira, não muito fina, para extrair o máximo de polpa. Se a trama da peneira for muito fina, poderá comprometer a espessura do doce. No meu caso, ficaram tão bem batidas que nem foi necessário peneirar - pulei esta etapa.
- Acrescente o adoçante dissolvido no sumo de limão e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até obter a consistência de geléia. No meu caso, para a quantidade de ingredientes utilizada, 10 minutos foram suficientes.
- Aguarde esfriar e conserve sob refrigeração, dentro de um frasco esterilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário