09 dezembro 2015

Geléia diet de uvas Rubi e Niágara



Desta vez fui mais esperto e comprei uma quantidade maior de uvas! Kkkkkkk
Meio a meio: 500 g de uvas Rubi e 500 g de uvas Niágara.
O resultado do rendimento é que desta vez, deu até para colocar dentro de um vidrinho!!!!! Aliás, nem coube tudo no vidrinho que eu tinha reservado! Kkkkkk
1 Kg de uvas = 375 g de geléia!
Isso contradiz o que eu escreví no post anterior, de que num vidrinho de 280 g de geléia pronta, tem bem mais que 1 Kg de uvas! De acordo com esta minha receita, tem menos! Ou seja: desta vez a geléia caseira ficou mais barata que a comprada pronta!
Não ficou com uma cor tão viva quanto a outra, pois haviam muitas uvas de cor verde nos cachos. Engraçado, o rendimento em relação à outra foi 70% maior e também demorou bem mais prá atingir o ponto de geléia…..

Ingredientes:
- 500 g de uvas Rubi
- 500 g de uvas Niágara
- 350 ml de água quente
- 50 ml de água fria
- 1 colher (sopa) de sumo de limão
- 4 colheres (sopa) cheias de adoçante culinário em pó

Modo de preparo:
- Separe as uvas dos cachos e lave-as. Em uma panela coloque as uvas e a água quente e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 20 minutos. Durante o cozimento vá amassando cuidadosamente as uvas com o auxílio de um amassador de batatas, para que o suco da uva comece a sair da fruta, porém sem que a polpa se solte da casca.
- Passado o tempo, aguarde esfriar um pouco e bata as uvas no liquidificador. Passe por uma peneira, não muito fina, para extrair o máximo de polpa. Se a trama da peneira for muito fina, poderá comprometer a espessura do doce. No meu caso, batí bem a polpa e pulei esta etapa. Claro que neste caso, sentimos a presença das sementes, trituradas, pois elas não se dissolvem, mas nada que possa comprometer a geléia - seria uma sensação parecida à degustação de morangos, quando sentimos as sementes ao mastigarmos a fruta.
- Acrescente o adoçante dissolvido na água fria e no sumo de limão e leve ao fogo baixo, mexendo ocasionalmente enquanto a polpa ainda estiver líquida e com mais frequência conforme a polpa for apurando, até obter a consistência de geléia. No meu caso, para a quantidade de ingredientes utilizada, foram necessários 50 minutos.
- Aguarde esfriar e conserve sob refrigeração, dentro de um frasco esterilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário