17 novembro 2015

Sanduba de calabresa fresca

Virou hábito. Sempre que viajo para São Paulo e vou para o bairro do Brás, preciso passar numa barraquinha de lanches que vende sanduba de calabresa fresca. 
Há muitos anos venho só sentindo o cheirinho daquela calabresa na chapa, que entra pelas narinas e parece que vai te hipnotizando e seu corpo vai ficando mole, como se fosse guiado por aquele cheiro entorpecente…….

Mas, sempre resistí e sempre ia embora do Brás sem comer da iguaria. Não sei porquê cargas d’água, nunca aparecia uma oportunidade. As vezes eu tinha acabado de comer um doce ou um salgadinho ou um sorvete. Outras, tinha que parar o carro sem o cartão de zona azul e comprar o que eu precisava comprar, tipo  “vai num pé e volta no outro” prá fiscal não te multar. Noutras, uma mera resistência teimosa em não consumir o embutido, que é um sinônimo de gorduras maléficas para o corpo. E foi assim, por muitos anos…….
Este ano finalmente foi o ano! Foi num dia de chuva e num dia que eu não tinha cartão de zona azul também. A única vaga na rua era próxima à barraquinha de lanches, que por conseguinte, é próxima à loja que eu precisava passar para pegar umas compras. Aquele cheiro novamente invadiu o meu nariz. Como estava chovendo, as chances da fiscal da zona azul aparecer, eram mínimas. Não deu outra. Meio afobado, pedí prá mulher me preparar o lanche, enquanto eu pegava minhas compras.
Em poucos minutos, finalmente estava engolindo o lanche aos bocados! Comia com tanta vontade, tão rápido, que mal mastigava direito o banquete.
Na segunda vez, deu para prestar mais atenção no que ia dentro daquele lanche. A mulher que prepara o lanche, coloca os ingredientes tão rápido dentro do pão francês, que acho que não deu para gravar tudo: calabresa acebolada, alface picada, purê de batatas, vinagrete, maionese (não quis), batata palha. Acho que era isso. Um pouquinho de cada guarnição, nada enjoativo.
Até então, nem sabia da existência da calabresa fresca. Para mim, só existia calabresa defumada, aquela que vai na pizza. 
Voltando para minha cidade, me interessei mais pelo assunto. Nas idas e vindas pelos supermercados e casa de carnes, percebí que existem várias marcas de calabresa fresca, algumas chegando a custar o preço do filé mignon!
Como pode?????? Afinal, é uma carne gorda!!!!!
Optei em comprar um pacote de preço intermediário e de uma marca bem conhecida. Achei que fiz um bom negócio, levando-se em conta o custo-benefício:


Hoje foi o dia de prepará-la!!!!!!!!!!
Fritei os gomos na wok com um poquinho de óleo de soja, até que ficassem dourados. Depois, fatiei tudo e deixei fritando um pouco mais, até que o miolo ficasse dourado, assim eu teria mais crostinhas para me deliciar. Nota: a mulher da barraquinha não fatia a calabresa, ela só corta ela ao meio, no sentido do comprimento, como pode ser visto na foto lá em cima.
Retirei a calabresa da wok, e no mesmo óleo remanescente, coloquei a cebola fatiada para dourar, com uma pitadinha de sal. Dourada a cebola, voltei a calabresa para o wok e misturei tudo:


Coloquei o pão francês no grill. Quando ele ficou passadinho, coloquei a calabresa acebolada e completei com o vinagrete de repolho e tomates grape:

Nenhum comentário:

Postar um comentário