16 novembro 2015

Okayu

Okayu é um mingau de arroz muito popular no Japão, onde o arroz é cozido com uma grande quantidade de água, deixando-o significativamente macio. Não é possível fazer o okayu com o nosso arroz nacional - os grãos devem ser do tipo japonês ou para culinária japonêsa. 
Por ser muito macio e de fácil digestão, é comumente conhecido como um alimento servido para convalescentes, idosos e bebês. É o primeiro alimento sólido servido às crianças japonêsas.
Os ingredientes principais são arroz e água. Muitas vezes pode ser temperado com um pouco de sal e claro, pode ser enriquecido das mais variadas formas: ovos batidos, cebolinha picada, umeboshi, salmão grelhado. Para dar sabor ao caldo, pode-se utilizar miso ou caldo de frango ou peixe.
São geralmente preparadas em panelas de barro com tampa, denominadas donabe, confeccionadas com uma argila especial:


A relação arroz x água é muito importante, pois ela definirá o tipo de okayu e para quem será servido. Quanto menos água, mais consistente ficará o okayu e vice-versa. O teor de água mais utilizado é o chamado zen-gayu na proporção 1:5, ou seja, 1 parte de arroz para 5 de água, porém existem outras classificações, igualmente importantes:
Shichibu-gayu – 1 : 7
Gobu-gayu – 1 :10
Sanbu-gayu – 1 : 20

Quando o prato é preparado com arroz pré-cozido, chama-se zosui. Geralmente é enriquecido com caldos e outros ingredientes.

Na minha receita de okayu de hoje, utilizei a relação arroz x água de 1:7 (shichibu-gayu). Depois de pronto,  guarnecí o prato com umeboshi, gari e tsukudani de nori:


Ingredientes:
- 0.5 xícara (chá) de arroz japonês
- 3.5 xícaras (chá) de água
- 1 pitada de sal (opcional)

Modo de preparo:
- Coloque o arroz numa bacia pequena.
- Acrescente bastante água e lave rápida e superficialmente para eliminar possíveis farelos e outros resíduos.
- Descarte a água e repita a operação.
- Escorra o máximo de água possível.
- Esfregue o arroz como se estivesse sovando um pão, ao mesmo tempo que gira a bacia para que todos os grãos sejam bem esfregados.
- Transfira o arroz para uma peneira ou escorredor de arroz.
- Enxague o arroz até que a água fique totalmente limpa.
- Coloque o arroz de volta na bacia e cubra com água. Deixe descansando por 1 hora no mínimo.
- Passado o tempo, escorra toda a água e coloque o arroz na panela. Acrescente as 3.5 xícaras de água, tampe a panela e leve-a ao fogo alto.
- Quando começar a ferver, misture suavemente o arroz, para evitar que ele grude no fundo da panela. Tampe a panela e abaixe o fogo para o mínimo.
- Cozinhe por aproximadamente 30 minutos.
- Passado o tempo, desligue o fogo e deixe que finalize o cozimento no próprio vapor por mais 10 minutos.
- Acrescente opcionalmente o sal ou outros ingredientes e sirva.

Deve ser consumido assim que estiver pronto, pois os grãos tendem a chupar toda a água remanescente. Se for consumido muito tempo depois de pronto, convém acrescentar mais água e cozinhá-lo brandamente até que volte a ficar no ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário