07 setembro 2015

Risoto de frutos do mar



Hoje preparei este risoto delicioso perdido em recordações da minha mãe. Sempre que havia festa familiar, ela era encarregada de preparar o risoto de camarões. Nada complicado, era um risoto com molho de tomate e camarões, guarnecido de ovos fatiados. 
Apesar de nunca ter aprendido o seu segrêdo, resolví preparar este, dando uma incrementada e adicionando outros ingredientes para enriquecer o prato.

Ingredientes:
- 200 g de filé de pescada branca
- 200 g de camarões 7 barbas descascado
- 2 ovos extra-grandes
- 1 colher (sopa) rasa de hijiki
- 70 g de ervilhas frescas
- 4 bastonetes de kanikama
- 280 g de arroz parboilizado
- 700 ml de água
- óleo de canola
- 1 colher (sopa) cheia de cebola picada
- 1 colher (sobremesa) rasa de alho picado
- 1 xícara (chá) rasa de cebolinha picada
- 450 g de tomate longa vida
- 340 g de molho de tomate tradicional pronto
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colher (chá) rasa de aji-no-moto
- tomates cereja a gosto

Modo de preparo: 
- Coloque o shiitake de molho em uma tigela coberto com água. Assim que hidratar, pique-o em pedaços pequenos. Coloque a água do shiitake que ficou de molho numa panela e complete com água até que totalize 700 ml. Leve ao fogo alto para ferver.
- Coloque 2 fios de óleo de canola no recipiente da panela elétrica e leve ao fogo alto. Assim que esquentar, coloque a cebola e o alho. Assim que dourarem, coloque o arroz (não é necessário lavar o arroz parboilizado), misture tudo, desligue o fogo e verta a água fervente. Acrescente o shiitake picado e o hijiki. Ligue a panela para cozinhar.
- Enquanto isso, coloque os ovos numa panela pequena, cubra com água e leve ao fogo. Assim que ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos. Descarte a água, descasque os ovos e corte-os em fatias finas. Reserve. 
- Desfie os bastonetes de kanikama. Reserve.
- Corte o filé de pescada em pedaços a gosto. Reserve.
- Pique grosseiramente os tomates longa vida e coloque-os numa panela. Leve ao fogo brando e deixe cozinhando com a panela tampada, até os pedaços de tomate desmancharem. Acrescente o molho de tomate tradicional pronto, os pedaços de filé de pesacada e os camarões. Tempere com sal e aji-no-moto e deixe no fogo até que esteja tudo cozido. Passado o tempo, desligue o fogo e acrescente as ervilhas, o kanikama e a cebolinha picada.
- Assim que o arroz estiver cozido, aguarde 20 minutos para abrir a panela e revolva todo o arroz com a colher e distribua-o uniformemente numa travessa. Regue com o molho.
- Por fim, guarneça com as fatias de ovos e os tomates cereja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário