01 janeiro 2015

Bibimbap sem gochujang

Bibimbap é um prato típico coreano e significa literalmente "arroz misturado". 
Servido em uma tigela de arroz branco quente coberto com namul (legumes salteados), gochujang (pasta fermentada de pimenta vermelha, mochigome, soja e sal), molho de soja ou doenjang (pasta de soja salgada), uma gema crua ou um ovo frito e carne finamente fatiada ou moída. Existem infinitas variações para este prato, dependendo da preferência de cada um.


Os ingredientes coloridos são todos dispostos harmoniosamente sobre o arroz, reproduzindo o desenho de uma flor. Cada cor tem o seu simbolismo. O preto ou cores escuras representam o Norte e os rins (shiitake, alga nori). O vermelho ou laranja representa o Sul e o coração (pimentão vermelho, cenoura). O verde representa o Oriente e o fígado (pepino, espinafre). O branco representa o Ocidente e os pulmões (broto de feijão, rabanete, arroz). E, finalmente, o amarelo representa o centro e o estômago (abóbora, batata, ovo).
Antes de comer, os ingredientes são completamente misturados. Embora tenhamos que misturar o bibimbap antes de saboreá-lo, cada ingrediente deve ser preparado individualmente afim de realçar seus sabores individuais, texturas e côres, assim, eles chegam saborosamente em nossas bocas!


Hoje preparei o meu bibimbap com os ingredientes que eu tinha disponíveis. Caso você não tenha algum dos legumes abaixo descritos, pode substituí-lo por outro, preferencilamente de cor semelhante.
Eu não tinha doenjang (pasta de soja salgada) nem gochujang (pasta fermentada de pimenta vermelha), então, para este último, utilizei uma pasta de pimenta dedo-de-moça. Claro que foi apenas uma improvisação, já que na minha cidade não encontro estes produtos à venda e a produção artesanal, no caso do gochujang, é muito trabalhosa, alternando processos de cozimento, esfriamento, e mistura de ingredientes, podendo tomar um dia inteiro e meses para uma fermentação completa!

A seguir, a receita para 2 porções:

Ingredientes da carne:
- 50 g de patinho moído
- 1 colher (sobremesa) de molho de soja
- 1 colher (sobremesa) de óleo de gergelim
- 1 sachê de adoçante culinário
- 1 colher (café) rasa de alho picado

Outros ingredientes:
- 100 g de vagem macarrão bem finas
- 50 g de shiitake
- 60 g de cenoura
- 50 g de cebolinha
- 2 folhas de alga nori
- 2 porções de arroz branco japonês sem tempêro
- 2 ovos grandes
- sal
- óleo de canola

Ingredientes do molho Bibimbap:
- 1 colher (sopa) rasa de gochujang ou, se for improvisar, pasta de pimenta dedo-de-moça
- 1 colher (sobremesa) de óleo de gergelim
- 1 sachê de adoçante culinário
- 1 colher (sobremesa) de água
- 1 colher (sobremesa) cheia de sementes de gergelim torradas
- 1 colher (sobremesa) de vinagre de maçã
- 1 colher (sobremesa) rasa de alho picado

Modo de preparo:
- Misture bem a carne e todos os ingredientes da carne. Se preferir, deixe marinando no refrigerador por 30 minutos para realçar o sabor.
- Coloque 1 fio de óleo de canola numa wok e leve ao fogo alto. Assim que esquentar, coloque a carne marinada e frite até que mude cor, mexendo sempre para não queimar. Reserve.
- Se as vagens não forem bem finas, corte-as em tiras finas. Reserve.
- Corte o shiitake em fatias finas. Reserve.
- Corte as cenouras em fatias finas de aproximadamente 6 cm de comprimento e depois em palitos. Reserve.
- Corte as cebolinhas em pedaços de aproximadamente 6 cm de comprimento e depois em tiras finas. Reserve.
- Corte as folhas de nori em tiras finas de aproximadamente 3 cm de comprimento. Reserve.
- Coloque um fio de óleo de canola numa wok e leve ao fogo alto. Assim que esquentar coloque as vagens e 2 pitadas de sal. Salteie por 1 minuto. Reserve.
- Repita o mesmo processo para o shiitake e as cenouras, reservando todos os ingredientes separados um do outro.
- Frite os ovos. Eles podem ser fritos mantendo a gema crua, podem ser totalmente crús ou em forma de omeletes. Fica a critério de cada um. Tempere com 2 pitadas de sal. Eu preferí fazer uma omelete e cortá-la em tiras finas. Os ovos crús deixam o prato com a consistência úmida, mais característica do Bibimbap.
- Numa tigela, misture os ingredientes do molho Bibimbap.
- Coloque o arroz quente numa tigela e os demais ingredientes sobre ele, um ao lado do outro, cobrindo todo o arroz, inclusive o molho Bibimbap.
- Misture todos os ingredientes na tigela e sirva-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário