28 outubro 2013

Sardinhada



Hoje preparei um prato com a mais popular fonte de ômega 3: a sardinha!
Por ser tão comum e ter um baixo custo, nem todo mundo sabe que ela esconde essa riqueza inestimável, ganhando inclusive, do salmão! Apesar desse ácido graxo ser típico de peixes de águas geladas e profundas, a sardinha, que aprecia temperaturas amenas, é uma espécie migratória e se movimenta muito, armazenando assim, a gordura como reserva energética.
Para completar o prato, muitos legumes e verduras!

Ingredientes:
- 800 g de sardinhas inteiras frescas
- 250 g de batatas
- 250 g de cenouras
- 250 g de tomates longa-vida
- 70 g de pimentões verdes
- 100 g de cebolas
- 250g de repolho verde
- azeitonas verdes pequenas com caroço a gosto
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- orégano a gosto
- azeite de oliva

Modo de preparo:
- Primeiro limpe as sardinhas: retire as escamas, corte as cabeças e os rabos e por fim, pela barriga, corte-as no sentido longitudinal, retirando as vísceras e as espinhas. Reserve.
- Descasque e fatie as batatas e as cenouras em rodelas de aproximadamente 0.5 cm. Leve para cozinhar por 6 minutos em fogo brando. Escorra e reserve.
- Fatie a cebola em rodelas finas. Reserve.
- Fatie os tomates em rodelas finas. Reserve.
- Pique os pimentões em pedacinhos. Reserve.
- Corte o repolho em fatias finas. Reserve.
- Numa panela funda ou caçarola, coloque 3 fios de azeite e faça a montagem na seguinte ordem: fatias de cebola, fatias de batata, fatias de cenoura, fatias de tomates e pimentões picados. Polvilhe metade do sal e aji-no-moto. Termine as camadas com as fatias de repolho, os pedaços de peixe e as azeitonas. Polvilhe o restante do sal e aji-no-moto e o orégano. Por fim, regue com azeite de oliva.
- Tampe a panela e leve ao fogo médio. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe assim até que todo o caldo se reduza, inspecionando sempre para não queimar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário