28 junho 2013

Torta folhada de palmito e champignon



Esta torta me remete de imediato às lembranças da tia Sachiko: sua torta era incomparável!
Me lembro do dia que ela fez uma inteirinha só prá mim!
Apesar da sua torta folhada de palmito não levar champignons e nem tomates, hoje dei uma incrementada.
A tia Sachiko nunca me ensinou a fazer sua deliciosa torta, ela se foi sem que eu tivesse a oportunidade de aprender, mas fica aquí o meu jeito de prepará-la, com todo o meu respeito.

Ingredientes:
- 300 g de massa folhada laminada fresca
- 300 g de palmito pupunha fatiado
- 250 g de champignon fresco fatiado
- 100 g de azeitonas pretas sem caroço
- 250 g de tomate longa vida picado
- 1 xícara (chá) rasa de cebolinha picada
- 2 colheres (sopa) cheias de cebola picada
- 1 colher (sobremesa) rasa de alho picado
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- 150 ml de leite desnatado
- 1 colher (sobremesa) cheia de amido de milho
- óleo de canola
- 1 gema de ovo batida com um pouco de água para pincelar

Modo de preparo do recheio:
- Coloque 2 fios de óleo de canola numa panela e leve ao fogo alto. Assim que esquentar, coloque a cebola e o alho picados. 
- Assim que dourarem, coloque o palmito e o champignon fatiados, o tomate picado e as azeitonas.
- Tempere com sal e aji-no-moto, misture tudo, tampe a panela e deixe cozinhando em fogo brando por 5 minutos.
- Passado o tempo, acrescente a cebolinha picada.
- Na sequência, dissolva o amido de milho no leite e acrescente à panela. Aumente o fogo e mexa até que o recheio engrosse.
- Desligue o fogo e transfira tudo para uma vasilha.
- Aguarde esfriar, cubra com filme plástico e leve para refrigerar - o recheio deve estar gelado para ser utilizado, para não comprometer o propósito da massa folhada.

Montagem:
- Unte levemente uma assadeira de aproximadamente 18 x 28 cm.

- Coloque uma camada de massa folhada e leve ao forno alto pré-aquecido por 10 minutos.
- Retire do forno e coloque todo o recheio uniformemente distribuído e por fim, mais uma camada de massa folhada.
- Em seguida, opcionalmente, pincele sobre a torta a gema de ovo batida com um pouco de água e leve ao forno alto pré-aquecido por 30 minutos.

Pode ser consumida geladinha também, é uma delícia, até prefiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário