01 dezembro 2012

Pão de forma simples 50% integral



O pão compacto e denso que eu preparei há duas semanas me deixou meio que noiado. Pesquisei vários assuntos sobre pães integrais e confesso que minha cabeça acabou virando um emaranhado de informações que eu achei que ia ficar louco! Fora as fotos que ví de pães integrais perfeitos, grandes (crescidos) e aparentemente fofinhos por dentro!
Nunca fui um expert em pães, acho que nunca serei - a não ser que eu faça um curso decente sobre - então, só me cabe fazer testes até chegar a uma receita plausível!
Desta vez coloquei apenas 50% de farinha integral. Logo de cara já percebí que a massa cresceu bem mais!
Depois de pronto outra surpresa: ficou mais macio também!

Ingredientes:
- 150 g de farinha de trigo
- 150 g de farinha de trigo integral
- 6 g de fermento biológico seco
- 6 g de fermento químico em pó
- 1 colher (sopa) rasa de adoçante culinário
- 1 colher (café) rasa de sal 
- 250 ml de água morna
- 3 colheres (sobremesa) de óleo de canola

Modo de preparo:
- Forre uma forma para pão de aproximadamente 8 x 22 cm, com papel manteiga e reserve.
- Misture bem todos os ingredientes secos. 
- Acrescente o óleo de canola e misture bem.
- A quantidade de água morna irá variar conforme a farinha utilizada, portanto, acrescente-a aos poucos, sovando até que a massa fique homogênea, úmida e grudando nas mãos. 
- Acomode a massa na forma para pão e deixe fermentando em local protegido de correntes de ar, coberto com um pano. Eu deixei dentro de uma caixa térmica por 2:30 hs.
- Passado o tempo, leve ao forno alto pré-aquecido, por 30 minutos.
- Retire do forno e desgrude cuidadosamente o papel manteiga. Aguarde o pão esfriar totalmente antes de fatiá-lo.

Por hora minha conclusão é a seguinte: para um mero humano que não possui nem o dom da produção e nem especialidade em pães, é impossível produzir um pão 100% integral! Kkkkkkkk……..

Nenhum comentário:

Postar um comentário