19 novembro 2012

Karaage de frango a passarinho


Karaage é o nome genérico de um prato japonês, geralmente carnes ou frutos do mar, fritos por imersão em óleo, com uma casquinha crocante por fora e interior suculento.
Geralmente são utilizados filés em tamanhos pequenos, que caibam na boca de uma só vez, porém, hoje, preparei com frango a passarinho, com osso!
Também muitos utilizam ovos em seu preparo - hoje não os utilizei. Por conta disso, diminuí a quantidade de farinhas, consequentemente, a casquinha externa ficou bem mais fina.
Para garantir maior crocância, ele é frito duas vezes, sendo assim, grande parte do prato pode ser preparado com antecedência. Se quiser fazê-lo, frite-o uma vez e deixe para fritar novamente quando for servir.

Ingredientes:
 - 700 g de frango a passarinho
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- 1 colher (sobremesa) rasa de gengibre ralado
- 1 colher (sobremesa) rasa de alho picado
- 1 colher (sobremesa) rasa de pimenta calabresa desidratada
- 5 colheres (sopa) de molho de soja
- 2 colheres (sopa) de sake culinário
- 1 colher (sopa) de óleo de gergelim
- 1/2 xícara (chá) de cebolinha finamente picada
- 1 colher (sopa) cheia de farinha de trigo integral
- 1 colher (sopa) cheia de farinha de trigo
- 1 colher (sobremesa) cheia de amido de milho
- óleo de soja

Modo de preparo:
- Coloque o frango numa tigela juntamente com o aji-no-moto, o gengibre ralado, o alho picado, a pimenta calabresa desidratada, o molho de soja, o sake culinário, o óleo de gergelim e a cebolinha picada. Misture tudo muito bem, cubra com filme plástico e deixe marinando, na geladeira, por 30 minutos.
- Passado o tempo, acrescente as farinhas e o amido de milho. Misture tudo muito bem.
- Coloque o óleo de soja numa frigideira para fritura por imersão e leve ao fogo alto. Assim que esquentar, abaixe o fogo e coloque os pedaços de frango. Dependendo do tamanho da frigideira, frite em partes.
- Assim que dourarem, retire os pedaços e deixe escorrendo.
- Momentos antes de servir, esquente novamente o óleo em fogo alto e frite os pedaços pela segunda vez, deixando em torno de 1 minuto, apenas para dar crocância. Escorra bem e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário