02 abril 2012

Salada de sardinha e cebola


A clássica salada que eu conheço desde que me conheço por gente, minha mãe sempre preparava com sardinhas enlatadas. Me lembro que devorávamos tudo!
Hoje estou preparando-a com sardinhas frescas cozidas no vapor. Também acrescentei alguns temperos a mais para dar uma incrementada. Resultado: ficou demais! Além das minhas expectativas!

Ingredientes:
- 500 g de sardinhas evisceradas e sem cabeça
- 500 g de cebola
- 100 g de azeitonas pretas sem caroço
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- 1 colher (chá) rasa de hondashi
- 1 colher (sopa) rasa de alho picado
- 1 colher (chá) rasa de pimenta dedo-de-moça picada
- 1 colher (chá) rasa de pimenta do reino moída
- 2 colheres (sopa) rasas de orégano
- 1 xícara (chá) de salsinha picada
- vinagre de maçã
- azeite de oliva extra-virgem

Modo de preparo:
- Coloque água numa panela de cozimento a vapor ou cuscuzeira, aguarde ferver e coloque as sardinhas. Cozinhe por 5 minutos. Retire com o auxílio de uma escumadeira e transfira-as para um prato.
- Retire as espinhas e descarte-as. Utilizando um garfo, despedace grosseiramente os peixes e reserve.
- Fatie as azeitonas e reserve.
- Corte as cebolas em meia lua bem finas e coloque numa travessa. Acrescente as sardinhas e as azeitonas. Tempere com sal, aji-no-moto, hondashi, alho picado, pimenta dedo-de-moça picada, pimenta do reino moída, orégano, salsinha picada, vinagre de maçã a gosto e azeite de oliva extra-virgem a gosto.

Esta salada fica bem melhor se preparada no dia anterior, pois assim, ela ficará marinada no ponto.
Experimentem com pão francês crocante. Depois vocês me contam!
Ficam as dicas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário