03 junho 2010

MY moyashi

Vocês não vão acreditar, mas estou prá cultivar brotos de moyashi há mais de 8 anos!!!!!
Leram direito????? 8 anos!!!!!
Que negligência!!!!!
O Rei da Preguiçite aguda!!!!!
Desta vez criei forças e fui com tudo.
Deu tudo certo! Estou muito feliz com meu produto orgânico, limpinho e muito saudável!
Comprar moyashi?
Nunca mais!!!!!

Brotos são uma fonte riquíssima em aminoácidos e vitaminas. Não precisam de agrotóxicos, pois são colhidos prematuramente, ainda com altíssima energia vital.
Em geral, os brotos comprados em supermercados são tratados com fertilizantes, o que os torna mais vistosos e bem maiores do que os colhidos pelo método tradicional, explicado a seguir.

Material necessário:
- sementes, preferencialmente orgânicas (sem agrotóxicos), não-irradiadas (caso contrário, não germinarão) e não-transgênicas. São fácilmente encontradas em lojas de produtos naturais.
- centrífuga de verduras:


A peneira da centrífuga é necessária para segurar os brotos sem reter a água - a umidade é essencial para os brotos, mas eles não poderiam ficar constantemente molhados, caso contrário não respirariam. Assim, a base onde ficarão os brotos (peneira), fica levemente suspensa, sem tocar o fundo da vasilha. Em outras palavras a água que molhou os brotos escorre para o fundo da vasilha, e apenas as raízes ficam em contato com a água que escorreu.

Peneira da centrífuga:

Vasilha da centrífuga:


Iluminação:
Os brotos se adaptam melhor à germinação com luminosidade ambiente, produzindo mais clorofila. O local deve ser arejado, iluminado e longe do alcance direto da luz do sol. Deve ainda oferecer a alternância do dia e da noite, para que o ambiente natural seja recriado da melhor forma possível.

Cultivo:
Separe uma xícara de chá de sementes (utilizei 100 g):


Lave-as e deixe-as de molho na água, no mínimo por 8 horas e, no máximo por 24 horas:

Alguns relatam que o molho de 24 horas dá mais energia para a germinação, pois algumas sementes já começam a brotar na própria água.
Passado o tempo, os grãos dobrarão de tamanho. Escorra a água e coloque as sementes na centrífuga de verduras, sobre a peneira, sem tampá-la para que elas possam respirar.

É necessário regar os brotos diáriamente, e tudo vai depender da temperatura e da umidade do ar de cada região. Geralmente de 4 a 6 vezes nos primeiros 4 dias, e de 2 a 3 vezes nos dias subsequentes.
Como faremos isso?
Basta retirar a peneira onde estão os brotos, e jogar a água suavemente sobre eles, de preferência aparando e espalhando-a com a mão e os dedos, sómente para umedecê-los: se ficarem secos, morrem, se ficarem encharcados, apodrecem. Depois coloque a peneira novamente de volta à centrífuga.
Sempre que fizer a rega, descarte a água anterior que ficou no fundo da centrífuga.

Colheita:
Se pretende comê-los crus, a germinação deve ser mantida pelo menos por 5 dias a uma semana, pois assim como a maioria dos feijões, possuem substâncias tóxicas no inicio de seu desenvolvimento. Mas, se for para cozinhá-los, podem ser colhidos tranquilamente a partir do segundo dia. Lembre-se que todo alimento cozido perde as enzimas que ajudam na digestão, assim como boa parte da energia vital. Prefira comê-los crus ou misturados com cozidos.

1º dia - Os grãos ficaram de molho e dobraram de tamanho. A água foi escorrida e as sementes colocadas na centrífuga de verduras, sobre a peneira, sem tampá-la para que elas possam respirar:


2º dia - As sementes começaram a brotar. Quando estiverem com este aspecto já podem ser colhidos para serem consumidos COZIDOS:


3º dia:


4º dia:


5º dia - Quando estiverem assim, com uma boa altura, já podem ser colhidos para serem consumidos CRUS:


6º dia:


7º dia:

Colhidos no 7º dia, 100 gramas de sementes renderam nada mais nada menos que 750 gramas de um produto fresquinho, literalmente vivo!!!!!


Ao fazer a colheita, pegue um punhado de brotos por vez, e sob a água corrente vá soltando com os dedos, as cascas das sementes que ficaram próximas às raízes. A agitação da água também permite limpar os resíduos metabólicos (açúcares) das superfícies dos brotos, o que evita a formação de gases no seu organismo.
Depois, aproveite a própria centrífuga para eliminar todo o excesso de água dos brotos, embale-os em saco plástico e conserve sob refrigeração.
Consumo eles com raiz e tudo - são lindos!!!!!

13 comentários:

  1. Por favor, onde consigo adquirir os grãos para plantar?

    ResponderExcluir
  2. Em casa de produtos naturais geralmente se encontra. Se vc for de SP - capital, certamente encontrará nas lojas de alimentos do bairro Liberdade.

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!!!
    Comprei as sementes e vou seguir o seu passo a passo

    ResponderExcluir
  4. teressado em cultivar esses brotos de feijões...Apenas é que na cidade que eu moro não tem esses tipo de casa comercial a qual eu possa comprar as semente.
    moro em Teodoro Sampaio-SP,e,tenho sítio de 12 alqueires em Itaguajé_PR(com morada residencial).
    Seria possível vc me mandar as sementes,sendo que lógico irei pagar antecipadamente.
    SENDO SÓ AGRADEÇO=LHE PELO ENSINAMENTO E AGUARDO SUA RESPOSTA.
    toicarlos1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Carlos Toi, lhe enviarei um e-mail com maiores detalhes.

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente, adoro seu blog !! Me deixa animada para cozinhar coisas diferentes, obrigada por todas as dicas.

    ResponderExcluir
  7. Vc não realizou o stress fisiológico...

    ResponderExcluir