30 abril 2010

Chouriço e cudiguim



Cudiquê????? Kkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!
Hoje acordei com uma vontade de comer chouriço, que mais parecia uma mulher grávida!
Vocês sabem o que é chouriço?
Para quem não conhece, trata-se de um embutido de sangue e miúdos frescos de suíno, bem condimentados. A princípio pode parecer meio repugnante, mas é uma delícia!
Na foto, o mais escurinho.
Pode-se comê-lo cru, ou se preferir aferventá-lo, ele ficará mais consistente. Só não tente fritá-lo, pois ele explodirá como uma bomba!
Pois bem, como é um produto caseiro, não se encontra à venda fácilmente. Procurei, procurei, pesquisei e nada.....
Quando estava quase desistindo, liguei para uma mercearia e me informaram que vendiam chouriço num mercadinho na periferia na cidade. Fui correndo até lá, e quando os ví, fresquinhos na câmara fria, pulei de alegria!
Ao lado dos chouriços estavam os tais dos cudiguins!
Muito prazer!
O balconista me explicou que eram embutidos feitos de pele gelatinizada, carne suína e muito ricos em condimentos. Pode ser consumida crua, frita, assada ou cozida. Assim como o chouriço, também se trata de um produto artesanal e difícil de ser encontrado à venda. Não é um embutido muito firme, então, tem que ser preparado com um certo cuidado, dependendo de como for fazer.
Os imigrantes italianos trouxeram a receita na bagagem. Seu nome correto é cotechino, sendo cudiguim a termo popular utilizado no Brasil.
Quando ele me disse que era muuuuito bom, já me convenceu e acabei comprando!
Chegando em casa fiz a festa!
Não sabia se os apreciava crus, cozidos, bem-passados ou mal-passados!
Acabei experimentando de tudo um pouco! Kkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!
Daquí a pouco vou preparar meu feijãozinho e colocá-los para dar sustança e um sabor todo especial!
Eu sei, eu sei, eu sei! Olha o colesterol......
Mas prá quem se cuida, uma vez ou outra, pode!
Não é o meu caso.
Kkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!

6 comentários:

  1. kkkkk, há quanto tempo não como isso, nem quando to voltando pra Maringá visitar meus pais não to comendo, deve ter na feira vendendo, meu pai deve saber, aqui no Rio, a maioria das pessoas nunca ouviu falar em cudiguim, kkkk, pow, chouriço(eu falo churiço mesmo) é muito bom, tem alguns que fazem com arroz dentro, deu vontade de comer isso agora.... kkk

    ResponderExcluir
  2. entrei pra ver as gororobas, mas... de gororoba mesmo, não tem nada aqui.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade existem muitos tipos de chouriços. Este da foto é artesanal e não vai arroz.
    Qto as gororobas, chamo assim os pratos muito rápidos, feito às pressas!

    ResponderExcluir
  4. Essa eh a tipica comida que lembra a casa da avó rsrsrs...Cudiguim eh bom demais, soh naum coloque ele para cozinhar na pressão, pois estoura, coloque somente na hora de engrossar o caldo do feijão, com arroz branco e uma salada naum precisa nem de mistura kkkkkkk !

    ResponderExcluir
  5. Na pressão, junto com o feijão, não estoura não, mas ele se desmancha, então o aconselhável é colocar depois do feijão pronto. Quanto ao chouriço, é totalmente desaconselhável fritá-lo, pois ele vira uma bomba.

    ResponderExcluir
  6. Bar do Ponce tem e é ótimo, em Maringá

    ResponderExcluir